Efemérides

25/04/1875 - Lei Provincial concedeu "privilégio de zona", para que a Cia. Mogiana estendesse para Ribeirão Preto os seus trilhos, a partir de Casa Branca, passando por S.Simão. Em 08/07/1880, foi feito o contrato para construção desse prolongamento, que foi entregue ao tráfego em 23/11/1883. A Cia. Paulista pediu o prolongamento da sua linha para Rib. Preto, a partir de Porto Ferreira, e a Câmara Municipal de Ribeirão Preto, em sessão de 06/03/1880, apoio essa reivindicação, enviando uma representação à Assembléia Provincial, mas a pretensão da Cia. Paulista foi barrada pelo privilégio concedido à Mogiana.

25/04/1913 - Foi criada a Cia. Cervejaria Paulista , sendo o seu primeiro e principal incorporador o sr. Hanz  Scherholz. As primeiras reuniões para a organização da fábrica foram realizadas na antiga sede da Sociedade Dante Alighieri (rua Duque de Caxias, 98). A primeira Diretoria era composta por João Alves Meira Junior (Presidente), Alfio Messina (Gerente) e Hanz Scherholz (Diretor-Técnico). Posteriormente, com a saída de Alfio Messina, o seu cargo foi confiado a José Rossi. A primeira fábrica foi instalada à Rua Visconde do Rio Branco (esquina com rua Barão do Amazonas) e, em 18 de abril de 1914, foi inaugurada a nova fábrica, construída a Avenida Jerônimo Gonçalves, às margens do Ribeirão Preto, próxima a Estação da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro. ( v. texto de "Você Sabia?", de 18/04)

25/04/1934 – Fundação do Centro Médico de Ribeirão Preto (v. o texto de "Você Sabia?", de 25/04)

25/04/1939 - Nasce, em São Paulo, Antônio Bivar. Embora seja paulistano e se formado, como ator, no Conservatório Nacional de Teatro no Rio de Janeiro, sempre esteve muito ligado a Ribeirão Preto, onde morou em sua juventude e residiu a sua família, inclusive seu irmão o escultor Leopoldo Lima. É autor de diversas peças de sucesso.

25/04/1961 - O Curso de Direito da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, conhecido como Faculdade de Direito “Laudo de Camargo”, foi autorizado pelo MEC a funcionar em 25 de abril de 1961 (D.O.U., Seção I, p. 3947, de 25/04/61), tendo sido reconhecido pelo Parecer nº 769, de 09 de junho de 1965, do Conselho Federal de Educação (Documenta nº 37, pág. 56).

25/04/1996  - Foi fundada a  Associação Bandeirantes de Ensino, pessoa jurídica de direito privado, com sede e foro na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, mantenedora da Faculdade Bandeirantes . Foi credenciada como instituição de ensino superior, mediante Portaria Ministerial  nº 44, publicada no Diário Oficial da União em 06 de janeiro de 2000 e autorizada em 10 de janeiro deste mesmo ano, quando da implantação dos cursos de Administração, Pedagogia e Turismo. No segundo semestre de 2009 passou de Faculdade Bandeirantes para Faculdade de Ribeirão Preto, conforme Portaria nº 1.027, de 17 de agosto de 2010.

25/04/2016 - Abertura da 23a. Agrishow, realizada até o dia 29. A edição alcançou 1,95 bilhões em negócios e contabilizou 152 mil visitantes. Foram 800 empresas, que ocuparam u.a área de 440 mil metros quadrados.