VOCÊ SABIA...que, no dia 18 de dezembro de 2002, foi promulgada a LEI n. 9.719, que autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir no Município a “Semana do Voluntariado”? Como calendário, foi sugerida a realização na primeira quinzena do mês de setembro de cada ano. Não sabemos se o executivo abraçou essa ideia. O seu objetivo seria reunir todos os que, espontaneamente, desejassem prestar serviços em benefício dos mais necessitados. Ainda de acordo com o artigo 2º, o Executivo Municipal, através dos seus órgãos competentes, promoveria a inscrição dos voluntários, organizando cadastro no qual ficará consignado, os dados pessoais do voluntário, as tarefas que se dispõe a realizar, bem como os dias e horários em que poderá executá-las. Em nossa opinião, para tanto, nem seria conveniente essa intervenção do Poder Público, e muito menos tal “inscrição” e “organização de cadastro”, mesmo porque poderia algum político mal intencionado, e são muitos, tirar proveito eleitoral dessas informações e cooptar pessoas de boa-fé para seus interesses eleitoreiros. E, mais, quantas entidades existem por este Brasil afora, mantidas por vereadores e deputados, algumas até “fantasmas”, justamente para obtenção de votos, ou mesmo para desvio de verbas. Por outro lado, bem ao contrário disso, existem muitas outras entidades e pessoas que prestam serviços voluntários dos mais diversos, desinteressadamente, muitos nem querendo aparecer. De qualquer forma, olhando a coisa por um prisma menos cético, a ideia não é de ser descartada, pois, nessa “Semana do Voluntariado” poderia ser feita, por conta do Poder Público ou de patrocinadores, ou até mesmo a título de campanha institucional das redes de TV e emissoras de rádio, a divulgação do quanto é importante e necessário o “trabalho voluntário”, servindo de incentivo para que outras entidades e pessoas se somassem a esses esforços. É sabido que existem diversas formas de exercer o direito à CIDADANIA, porém, um dos mais efetivos, trata-se do VOLUNTARIADO, o qual é movido por um combustível inesgotável chamado SOLIDARIEDADE. O grande diferencial do voluntariado é que não depende de fórmulas mágicas ou burocracias que as pessoas adoram criar, mas sim pelo simples desejo de ajudar alguém, uma causa, um projeto, e, principalmente, a si mesmo, pois eleva a autoestima. Desta forma, seria criado um “clima” todo favorável para que a população em geral, de boa vontade e conscientemente, viesse a contribuir para esse segmento de prestação de serviços tão louvável e que, principalmente, no momento, passa por situação tão difícil, como é o caso, por exemplo, das APAEs.

VEJA VÍDEOS SOBRE TRABALHO VOLUNTÁRIO