VOCÊ SABIA...que, no dia 1º de novembro de 1976, foi aberto ao público o TERMINAL RODOVIÁRIO DE RIBEIRÃO PRETO? É da história que os anteriores terminais intermunicipais estiveram localizados na lateral do Mercado Municipal (av.Jerônimo Gonçalves) e no triângulo (av. Fábio Barreto), além das mini rodoviárias da Av. da Saudade e do Jardim Paulista. Sabe-se, mais, que os ônibus da empresa Bevilacqua (Ribeirão Preto-Sertãozinho-Barrinha) tinham o ponto na rua Américo Brasiliense, quase esquina com a Amador Bueno. Os ônibus para São Paulo, por sua vez, saíam da rua Alvares Cabral, quase esquina com a rua Duque de Caxias (Expresso Brasileiro) e Praça XV, ao lado da Biblioteca (Viação Cometa). Voltando ao atual Terminal foi ele construído na área restante da estação da antiga Cia. Mogiana, a qual, na época, já pertencia à hoje extinta FEPASA S/A. É de se lembrar que, anteriormente, em 12/08/1967, dois anos depois da retificação da linha, que deixou de passar pela cidade, e antes da incorporação da Cia. Mogiana pela FEPASA, o então governador do Estado, Roberto de Abreu Sodré, veio a Ribeirão, para assinatura de acordo entre a Cia. Mogiana e a Prefeitura (Prefeito Welson Gasparini), objetivando a cessão de 04 alqueires, na área da desativada estação central, para execução do plano urbanístico, objetivando melhorar a ligação do centro com a Vila Tibério. Na área restante, visando a construção do Terminal Rodoviário, houve uma parceria da FEPASA com a então CONSTRUTORA BALBO, Por conseguinte, a construção foi realizada pela Construtora, tendo sido constituído o Condomínio Shopping Ribeirão Preto, prevendo duas áreas distintas. Aquela correspondente ao Terminal Rodoviário propriamente dito, abrangendo o saguão de entrada, as bilheterias, a salas de espera, pátios de manobras e os terminais de embarque, com área equivalente a 36% do total. E a outra, correspondente a 64% do total, referente à parte comercial. A primeira ficou de propriedade da Fepasa SA e a parte comercial foi vendida pela Construtora Balbo a investidores e comerciantes. Com a extinção da Fepasa, sucedida que foi, por um tempo, pela Rede Ferroviária Federall - RFF, aquela área equivalente a 36% do Condomínio foi, em dezembro de 2000, adquirida pela SOCICAM, através de Leilão Oficial da Caixa Econômica Federal. A Socicam, com sede em Campinas-SP e que tem sob controle dezenas de terminais pelo Brasil, administra o Terminal desde os seus primeiros dias, fazendo-o, no entanto, por concessão pelo prazo de 30 anos, da Prefeitura Municipal, em se tratando de um serviço público. A administração da parte comercial (Condomínio)é feita por um síndico, geralmente um dos comerciantes ali estabelecidos. Por ocasião do 25º aniversário, em 2001, foram construídas novas plataformas, reformulado o saguão central, colocados 150 bancos, floreiras e reformuladas as bilheterias. A concessão que venceria em 2006, dado investimentos, no valor de R$ 9 milhões, na reformulação e ampliação desse terminal, iniciada em 2007 e concluída em 2011 (sem que tivesse sido atendida a expectativa de uma grande renovação), a SOCICAM conseguiu prorrogar seu contrato de concessão com a Prefeitura Municipal, ganhando mais 30 anos, até 2036.
VEJA VÍDEO SOBRE O TERMINAL RODOVIÁRIO:
https://www.youtube.com/watch?v=C6_bDtD6TRE
https://www.youtube.com/watch?v=Gcan7eKzKL8&t=264s
https://www.youtube.com/watch?v=31hW2jv-lJw
https://www.youtube.com/watch?v=pwlqfwMtigQ