VOCÊ SABIA...que, neste dia 03 de
julho, em 1999, foi extinto o SISTEMA DE TRANSPORTE TRÓLEBUS em Ribeirão
Preto? Evocando os fatos, por volta de
1978, o Ministério dos Transportes, através da Empresa Brasileira de
Transportes Urbanos – EBTU e o BNDE (atual BNDES) incentivou esse tipo de
transporte, tendo sido criados os sistemas
de Ribeirão Preto e de Rio Claro, além do Corredor Metropolitano São Mateus -
Jabaquara, na Região Metropolitana de São Paulo. No nosso caso, foi criada a empresa de economia mista TRANSERP, em 1980, para fazer a gestão desse serviço e, logo em 1981, foram implantados todos os equipamentos (estações, oficinas, postes
e cabos) e adquiridos 22 veículos,
fornecidos pela empresa Mafersa, com carroceria Caio e sistemas elétricos
Villares. Houve a inauguração solene em 30 de abril de 1982, juntamente com a
linha 207, ligando a garagem, no Jardim Presidente Dutra, ao centro da cidade. Os primeiros trólebus tinham as cores azul e branca. Em 24 de julho de 1982, começou a funcionar comercialmente, sendo o décimo
segundo do país e o trigésimo segundo da América Latina. Em 07/08/1983, o
serviço foi estendido para o Jardim Independência; em 15/04/1984, para a Vila
Virgínia; em 01/12/1988, inaugurada a linha do Hospital das Clínicas e, em
15/06/1992, foi contemplado o Jardim Iguatemi. Com o aumento de passageiros e dado o alto
valor dos trólebus, em 1992, foram adquiridos 16 ônibus, a diesel. Em 1996,
com o aumento da energia elétrica e grande oferta de gasolina, diesel e álcool
cogitou-se a retirada dos trólebus de circulação, tendo sido adquiridos mais 6
ônibus a diesel. A extinção do sistema deu-se em 03 de julho de 1999, tendo
sido os veículos vendidos para Recife-PE. Além da má gestão, contribuiu para o fim dos trólebus a chamada "redução do tamanho do Estado", implementada através
de privatizações. Assim, esses veículos foram gradativamente sendo deixados de lado e
desativados no Brasil, dada a falta de interesse dos empresários nacionais. Antes de Ribeirão, havia sido extinto o sistema de Rio Claro, em
1993. A seguir, encerraram os de Araraquara, em 2000, e o de Recife, em 2001. Por aqui e nesses outros locais, o transporte urbano de passageiros passou a ser efetuado totalmente por ônibus, e por empresas privadas. Por conseguinte, a empresa TRANSERP passou a exercer exclusivamente a função de gestora do transporte coletivo urbano até maio de 2000, quando passou a incorporar as atividades pertinentes à gestão do trânsito na malha viária municipal, atuando nas áreas de engenharia de tráfego, educação para o trânsito e fiscalização, sendo esta por meio de convênio com a Policia Militar do Estado de São Paulo. Com essas novas atribuições, a TRANSERP passou a denominar-se Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S/A, sendo que, desde agosto de 2004, dispõe de equipe própria de agentes civis de trânsito, que atua na operação e na fiscalização do tráfego nas vias urbanas. No dia 19/07/2023, a TRANSERP anunciou a mudança de nome para RP Mobilidade (Mobi), explicando que é em razão dos investimentos que estão sendo feitos na mobilidade urbana. Atualmente, cogita-se a volta de ônibus elétrico a bateria, estando sendo realizado testes.
VEJA DOCUMENTÁRIO DE AUTORIA DE PAULO LOURENÇO, EM VÍDEO, SOBRE A IMPLANTAÇÃO E A EXTINÇÃO
DO SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO POR TRÓLEBUS EM RIBEIRÃO PRETO, NO LINK ABAIXO:
https://www.youtube.com/watch?v=L3R5HHU2MQk&t=11s
Extinção das linhas de Trólebus - EPTV Ribeirão - Julho de 1999